expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 20 de junho de 2023

Grupo chinês negocia construção de projeto de energia solar em Assu, com investimento de R$ 2,5 bilhões

O grupo chinês CITIC Group Corporation está negociando com o Governo do RN a aquisição e a construção de um projeto de energia solar no município de Assu, no Vale do Açu do RN. Sr. Ma Xuefeng, diretor geral, e Sr. Cai Jie, analista de investimento, estiveram reunidos com a governadora Fátima Bezerra e sua equipe na sexta-feira (16).

Segundo o poder público estadual, o investimento será de R$ 2,5 bilhões, com perspectiva para gerar de 400 a 500 empregos diretos na região durante a fase de implantação.

Ainda de acordo com o Governo, as obras têm previsão de início para novembro de 2023, com mais de 600 MWp de potência instalada. Esse é o primeiro investimento da empresa chinesa no Nordeste. 

“A escolha do RN para os primeiros projetos da empresa reforça o protagonismo do nosso estado no que diz respeito às energias renováveis. Isso é só o início dessa longa parceria. É a retomada das relações diplomáticas rendendo bons frutos ao Rio Grande do Norte”, diz a governadora, que recebe o convite dos investidores a estar presente na inauguração para comemorar com a comunidade.

“O projeto é muito grande, e o período de construção também é grande, são quase três anos de implementação, isso tem um impacto importante na economia local, porque existe uma movimentação não só na geração de empregos, mas no setor econômico de Assu. Porque demanda a parte de infraestrutura para atender um empreendimento desse tipo”, explica Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado do Rio Grande do Norte. 

CITIC Group Corporation

O CITIC Group é uma empresa de investimento estatal chinesa, e ocupa o 35º lugar na lista das 500 maiores empresas chinesas. Está na lista da revista Forbes como uma das 150 empresas mais lucrativas do mundo. 

Eles já atuam no Brasil através de uma filial no fornecimento de equipamentos para a indústria, principalmente de mineração. 

Fonte: Tribuna do Norte