expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 22 de março de 2023

Sesed alerta para golpes em meio aos ataques no RN

Em meio aos ataques perpetrados há uma semana no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) alerta a população quanto a golpes aplicados por estelionatários. Segundo a pasta, a prática criminosa identificada trata-se do envio de mensagens em que golpistas cobram dinheiro para que imóveis ou estabelecimentos da vítima não sejam alvos da onda de atentados. 

“Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um GOLPE”, diz o comunicado da Sesed.

A secretaria diz que o cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181 para atuação das polícias quanto à investigação. Trata-se de crime de estelionato, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos.

A pasta reforça que a população não faça qualquer transferência em dinheiro para os criminosos e denunciem a ação às autoridades.

Em tempo

Outro tipo de ação criminosa registrada é a de golpistas que têm se aproveitado do atual contexto de insegurança para impor o pânico e, inclusive, disseminar supostas “ordens” para fechamento do comércio em algumas regiões. O mais comum tem sido a exigência de transferência de valores via Pix, segundo a Sesed.