expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Força tarefa: Carnaubais corre atrás do prejuízo após perder habitantes no Censo do IBGE

De uma hora para outra Carnaubais viu sua população encolher, ficando abaixo dos 10 mil habitantes, segundo as frias estatísticas do IBGE que no apagar das luzes de 2022, publicou uma prévia do Censo Demográfico.

No mínimo estranho, uma vez que nossos registros de nascimento e morte apontam justamente para um crescimento médio de 100 homens e mulheres por ano, com base no último quadriênio.

Carnaubais é um dos 702 municípios por todo o país que registraram um declínio na contagem populacional e já começam a questionar na Justiça o Censo.

O que gera a reação é o reparte do bilionário Fundo de Participação dos Municípios (FPM), calculado com base nos habitantes de cada ente federativo. — quanto menos numerosos forem, menor a bolada federal que pingará nos cofres.

É preciso que a justiça corrija e encontre uma saída  para esse imbróglio sem precedentes na história dos Censos.

No terreno das estimativas, considerados os números de 2010 e o ritmo de crescimento da população, Carnaubais teria 10.864 moradores, porém foram recenseadas menos de dez mil pessoas.

Perdas financeiras

O certo é que a prévia do Censo vai doer no bolso dos carnaubaenses. Na ponta do lápis, com as perdas, deixarão de ser injetados no município, presumíveis R$ 6 milhões ao longo de 2023.

Isso porque os dados da prévia do Censo são oficiais e foram usados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para elaborar os coeficientes do FPM.

Força tarefa

A prefeitura de Carnaubais  deflagrou a campanha para que pessoas que não foram visitadas por recenseador liguem para o número 137 para ser incluído na contagem. Isso pode ser feita até o final do mês de janeiro.