expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Lula confirma Aloizio Mercadante como no BNDES e manda recado ao mercado



O ex-deputado, ex-senador e ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) será o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no governo Lula.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente eleito na tarde desta terça-feira (13). 

"Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente no BNDES. Nós precisamos de alguém que pense em desenvolvimento, que pense em reindustrializar esse país, que pense em inovação tecnológico, geração de financiamento ao pequeno, médio e grande empresário para que esse país possa gerar emprego", disse Lula em pronunciamento após reunião de encerramento dos trabalhos dos grupos de trabalho do gabinete de transição, em Brasília. 

O presidente eleito ainda incentivou investidores a apostarem no Brasil, mas mandou recado sobre privatizações. “E nós queremos dizer para o mundo inteiro. Quem quiser vim pra cá, venha. Tem trabalho, tem coisas para vocês fazerem, tem projeto novo para investimento. Mas não venham aqui para comprar nossas empresas públicas porque elas não estão à venda. E nosso país voltará a ser respeitado por sua soberania”, emendou.

QUEM É ALOIZIO MERCADANTE

Aloizio Mercadante é um integrante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) e já exerceu a maior parte dos mandatos e cargos mais importantes do regime político brasileiro. Foi deputado federal por duas vezes (1991-1995 e 199-2003), senador da República (2003-2011), ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012), ministro da Educação (2012-2014 e 2015-2016) e ministro-chefe da Casa Civil (2014-2015), além de ter sido candidato ao governo do estado de São Paulo em 2010 e presidente da Fundação Perseu Abramo, a ala acadêmica do PT.