4 de nov. de 2022

Jean Paul acompanha Lula em evento internacional



Valor Econômico

Cotado para assumir a presidência da Petrobras a partir de 2023, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi um dos escolhidos para acompanhar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na COP27, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O evento está previsto para acontecer no Egito este mês e a ideia é que Prates auxilie o presidente nas conversas com líderes estrangeiros e representantes de organizações especializadas no tema.

Além de Jean Paul Prates, os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Fabiano Contarato (PT-ES) também devem estar na comitiva do presidente eleito. A COP27 acontecerá entre os dias 6 e 18 de novembro. A data da viagem de Lula ainda não foi definida. Oficialmente, entretanto, o Brasil será representado pelo governo Jair Bolsonaro (PL). Lula foi convidado pelo Consórcio Amazônia Legal, comandado pelo governador do Amapá, Waldez Goés, para integrar a comitiva dos governadores da região para a COP-27.

Jean Paul Prates, por sua vez, tem amplo conhecimento da indústria de petróleo. Ele integrou a antiga Petrobras Internacional (Braspetro), nos anos 1980, e participou da elaboração da Lei Petróleo, em 1997. No Senado, ele é autor de projeto de lei sobre eólicas offshore. Na campanha do PT, por exemplo, o senador participou de um grupo de especialistas que assessorou o ex-presidente Lula em temas do setor, em especial sobre a Petrobras.

Se um eventual convite para a presidência da Petrobras se confirmar, o senador do Rio Grande do Norte deverá passar pelo crivo dos órgãos de controle à luz da Lei das Estatais. A participação de Prates na campanha política de Luiz Inácio Lula da Silva será o ponto principal a ser escrutinado, na visão de especialistas ouvidos pelo Valor.

Ao longo da campanha de Lula, foi noticiado que o senador contribuiu na construção do programa de governo, na área de energia, óleo e gás. Nas eleições de 2014, o político foi o primeiro suplente de Fátima Bezerra para o período de 2015 a 2023.

Quando ela assumiu como governadora do Rio Grande do Norte em 2019, Prates passou a ocupar a cadeira do Senado Federal. Em 2020, ele foi candidato à prefeitura de Natal e não foi eleito. Já nas eleições mais recentes, foi o primeiro suplente de Carlos Eduardo Alves (PDT), também derrotado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!

Jovem é assassinado a tiros em Serra do Mel

Um homicídio foi registrado na manhã deste sábado, 14 de março de 2026, na Vila Brasília, em Serra do Mel. De acordo com as primeiras inform...