expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 26 de novembro de 2022

É preciso pacificar o país e deixar polarização e mensagens de ódio para trás, diz Lewandowski


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski disse na tarde deste sábado (26) que a grande tarefa que o Brasil terá pela frente será a pacificação do país e a superação da polarização.


“Em primeiro lugar, acho que a grande tarefa que cabe a todos nós é pacificar o país”, disse ele durante o Fórum Esfera Brasil, evento com empresários realizado em Guarujá, litoral paulista.

"Superar a polarização que nós vivemos nos últimos anos, exacerbada pela campanha eleitoral, pelo período eleitoral, e também pelas mensagens de ódio e das fake news. Nós temos que deixar isso para trás e vivermos o novo momento", continuou.

Lewandowski, que está próximo de deixar a corte, também defendeu a harmonia entre os Poderes e uma menor atuação do Judiciário no campo da política. Ao longo dos últimos quatro anos, Poder Executivo e Judiciário estiveram em tensão constante, frente a ataques e ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"O segundo grande desafio que eu vejo é que é preciso restabelecer a harmonia entre os Poderes", afirmou o ministro, frisando que é preciso que isso aconteça "sem, evidentemente, que eles percam a sua independência". Afirmou.

Em tempo

Lewandowski será o primeiro a sair da corte e abrir vaga para nova indicação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele completa em maio 75 anos, idade em que os juízes precisam se aposentar compulsoriamente.