expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

OAB emite nota de repúdio sobre manifestações preconceituosas contra nordestinos



Os presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Nordeste escreveram em conjunto uma nota de repúdio sobre as manifestações “xenófobas e covardes” feitas contra os nordestinos após a divulgação do resultado do primeiro turno das Eleições 2022, no último domingo (2).

No documento, foi destacado que o Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do país, com mais de 53 milhões de habitantes. “Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens”, disse a nota.

Os presidentes ainda julgaram “inadmissível” manifestações preconceituosas como as registradas nos dias de hoje. “Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania. As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo”, consideraram.

Participaram da produção do documento os presidentes das seccionais da OAB da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.