20 de ago. de 2022

João Maia e Robinson correm risco de impugnação



Após o Ministério Público Eleitoral requerer a impugnação da candidatura do presidente do Partido Liberal no Rio Grande do Norte (PL/RN), João Maia, para deputado federal, foi a vez de Robinson Faria, candidato ao mesmo cargo, ter, também, o pedido de impugnação da sua candidatura solicitado pelo procurador regional eleitoral, Rodrigo Telles.

Dos três principais candidatos do PL à Câmara Federal, apenas o General Girão teve o registro de candidatura deferido sem dificuldades e com toda documentação aprovada, o que o torna oficialmente candidato. Já os processos do presidente estadual do PL, João Maia, e do ex-governador Robinson Faria, seguem para o julgamento da relatora, a juíza Érika de Paiva.

No que tange à ação de impugnação em face do candidato Robinson Faria, o pedido reforça que o ex-governador não está quite com a Justiça Eleitoral, como mostra a certidão anexada ao processo, em razão de multa eleitoral. Assim sendo, o requerente não possui condição de elegibilidade. Em sua defesa, a assessoria jurídica do candidato afirma que o pagamento da multa que lhe foi imposta está sendo cumprida.

Já em relação à candidatura do deputado federal João Maia, que pretende disputar a reeleição, a justificativa para a impugnação é uma sentença condenatória com trânsito em julgado relacionada a prestação de contas de uma campanha anterior disputada por ele. O problema especificamente reside em uma doação feita pelo próprio candidato para a sua campanha, o que se chama de autofinanciamento. A decisão originária é do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e foi proferida em 2018. O recurso foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando a sentença de primeira instância. O processo transitou em julgado em 2019.

Por meio de nota, o parlamentar se disse surpreso com o pedido de impugnação de sua candidatura, e nega estar em condição inelegível, justificando sua tese na certidão de quitação eleitoral expedida pela Justiça Eleitoral e juntada no processo de registro de candidatura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!

Homem e cavalo morrem após colisão em Serra do Mel

Um grave acidente com vítima fatal foi registrado na noite deste domingo 01 de Fevereiro de 2026, na Vila Paraná, no município de Serra do M...