expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Natal registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Em nota publicada na tarde desta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que identificou o primeiro caso suspeito de contaminação pelo vírus Monkeypox, popularmente chamado de varíola dos macacos.

De acordo com a nota da SMS Natal, o paciente é uma pessoa do sexo masculino. Ele tem histórico de viagem para Espanha e teve contato com caso confirmado no referido país europeu.

A pasta municipal afirmou logo que tomou conhecimento “adotou todas as providências através Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal), realizando contato com o paciente e iniciada investigação epidemiológica e notificação do caso junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do RN - CIEVS/RN e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional - CIEVS/Nacional, bem como, comunicado à Agência Nacional de Vigilância em Saúde - ANVISA para levantamento dos comunicantes do voo”.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde da capital, o homem “já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto a necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados”.

Por fim, a SMS Natal destaca que registrará novas informações serão repassadas conforme o andamento das investigações.