expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 23 de janeiro de 2022

Ômicron, gripe ou resfriado? Conheça os sintomas mais comuns das 3 doenças

Diante do comportamento que a ômicron tem apresentado no mundo, com sintomas menos graves e diferentes da variantes anteriores, é comum ficar em dúvida em relação a sintomas como febre, dor de cabeça, mal estar e coriza. 

Isso porque as doenças respiratórias, que também incluem resfriado e gripe, costumam apresentar sinais bem parecidos, por afetarem as mesmas regiões do corpo. 

A diferença é que alguns deles tendem a aparecer com mais frequência ou ter maior intensidade, a depender da doença.

Ômicron

É e muito provavelmente a causa principal do aumento de infecções no mundo e no Brasil, associada ao relaxamento das medidas de distanciamento por conta das festas de fim de ano. A nova variante costuma provocar sintomas com menor intensidade em comparação com as demais cepas que já se espalharam até então.

Gripe

A febre pode ser um sintoma diferencial entre a gripe, na qual ela é comum. Diante de um quadro febril, é provável, portanto, que o paciente esteja com gripe, desencadeada pelo vírus influenza. Mas a febre, por si só, não garante o diagnóstico da doença.

Resfriado

Tem sintomas mais leves que a gripe, e se parece bem mais com os sinais dados pela ômicron, por também afetar mais as vias aéreas superiores. Os principais sintomas do resfriado são: coriza, nariz entupido, espirros, dor de garganta e febre baixa (mais comum em crianças). Os sinais costumam durar de três a quatro dias.