6 de jan. de 2022

Alta transmissibilidade: Mais da metade de casos de Covid no Brasil já é da ômicron, aponta dados

A variante ômicron já é responsável por 58,33% dos casos de Covid-19 rastreados no Brasil, segundo levantamento feito pela plataforma Our World in Data. Os dados correspondem à participação da nova cepa em todas as sequências analisadas até duas semanas anteriores ao dia 27 de dezembro.

A variante B1.1.529 foi descoberta na África do Sul em novembro. A existência da nova cepa foi reportada à OMS (Organização Mundial da Saúde) no dia 24 de novembro, após o surgimento de casos na África do Sul. Desde então, houve a confirmação de infecções provocadas pela ômicron nos cinco continentes. 

Segundo a plataforma, ligada à Universidade de Oxford e considerada uma referência na publicação de dados sobre a pandemia, a ômicron era responsável por apenas 2,85% até o dia 13 de dezembro no país. Houve, portanto, uma explosão no número de casos em duas semanas, confirmando assim a sua alta transmissibilidade. 

 

A variante também já é dominante em outros países, como os Estados Unidos (80% dos casos rastreados), Reino Unido (95,91%), África do Sul (93,85%), Argentina (85,11%), França (80,34%), Japão (77,12%), México (55,17%) e Chile (51,59%). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!

Manter a cidade limpa não é mágica, é trabalho sério!

A prefeitura de Carnaubais, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza a limpeza da cidade através de ações contínuas de va...