expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Governadores vão debater preço dos combustíveis e piso dos professores

 


Os governadores de todos os estados brasileiros devem se reunir, na próxima quinta-feira (3), às 18 horas, para debater soluções para o alto preço dos combustíveis no País. 

Eles defendem a criação de um fundo de equalização para amenizar a variação do preço nos postos de combustíveis. O encontro, realizado de forma híbrida, discutirá também o piso salarial dos professores. 

De acordo com o coordenador do Fórum Nacional de Governadores e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a ideia é que o encontro tenha a participação de representantes do Congresso, da Petrobrás e dos municípios para haver uma pactuação.

QUEDA DE BRAÇO

A criação do fundo contraria o que é defendido pelo Governo Federal. Na última quinta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro (PL) descartou essa proposta. Ele defende que a alta nos preços dos combustíveis se deve ao valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado nos estados.

 OUTRAS PAUTAS

Os governadores também pretendem debater o reajuste do piso salarial nacional dos profissionais da rede pública da educação básica. Na última quarta-feira (26), o presidente deu autorização para um reajuste de, aproximadamente, 33,24%.