expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Impacto da pandemia na educação será pior do que o esperado, apontam ONU e Banco Mundial

O fechamento prolongado de escolas custou aos estudantes bilhões de dólares na renda de uma vida inteira, disseram o Banco Mundial e agências da ONU nesta segunda-feira (6), alertando que a crise piorou em relação ao esperado no ano passado. 

O Banco Mundial, junto com o Unicef e a Unesco, disse em um relatório que a atual geração de estudantes corre o risco de perder 17 trilhões de dólares em renda durante suas vidas, o equivalente a cerca de 14% do PIB mundial, devido a interrupções de aulas pela pandemia da covid-19. 


Essa estimativa é maior do que a feita no ano passado, que previa um impacto de US $ 10 trilhões para estudantes em todo o mundo. "A crise da covid-19 causou uma paralisação nos sistemas educacionais em todo o mundo.  


Agora, 21 meses depois, as escolas permanecem fechadas para milhões de crianças e outras podem nunca mais voltar às salas de aula", disse Jaime Saavedra, diretor de Educação do Banco Mundial. "A perda de aprendizagem que muitas crianças estão experimentando é moralmente inaceitável", acrescentou.