A árvore é um elemento marcante da paisagem por seu tamanho, porte e beleza, seja esta paisagem natural ou plantada pelo homem, sempre oferecem sombra, alimentos e ar puro a várias gerações.
Uma criança que nasce hoje, dificilmente, terá a oportunidade de reconhecer o que é um pé de cajá, mutamba, jenipapo, oiticica, entre outras árvores de nossa região.
Até mesmo a carnaúba e o juazeiro, tão cantados em versos e prosas e presentes no nosso dia a dia, poderá não ser mais vistos no futuro próximo, dado o desmatamento que extermina nossa floresta.
Uma árvore torna-se simbólica e faz parte do desenrolar da história no lugar onde se encontra, muitas vezes dando nome a comunidade, como é o caso em Carnaubais, dos povoados de Mutamba, Mutambinha, Umbuzeiro, Jenipapeiro, Timbaúba e Carnaubal.
Iniciamos um registro de algumas árvores que se destacam na cidade, seja pela imponência, seja pela história de muitas décadas.
Juazeiros e cajazeiras
Este pé de juá na Avenida João Pedro de Moura, com a chegada do asfalto quase foi derrubada, mas os moradores não permitiram tamanha maldade.
Outro que tem muita história a seu respeito é o frondoso juazeiro no final da rua Orotildes Manso, já tendo servido para abrigo de ciganos e andarilhos. É sempre verdinho, de seca a inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário