expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 29 de agosto de 2021

Mudança: RN terá novo Ensino Médio em 2022

A grade do ensino médio no Rio Grande no Norte vai mudar a partir do ano que vem. O cronograma do Ministério da Educação prevê que a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos itinerários formativos serão colocados em prática nas turmas de 1º ano em 2022, seguindo progressivamente com a inclusão do 2º ano em 2023 e, por fim, as turmas do 3º em 2024.  

A carga horária total do novo ensino médio passará das atuais 2.400 horas para 3.000, divididas entre 1.800 horas para a formação básica comum a todos os estudantes e outras 1.200 horas destinados aos itinerários formativos. 


Na prática, os itinerários, que são módulos utilizados para estimular a entrada nas universidades e a preparação para o mercado de trabalho, ficarão com cerca de 800 horas da jornada no RN. As 400 horas restantes serão utilizadas para aprofundar o currículo de base comum na formação de cidadãos, segundo o secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Getúlio Marques.  


Os itinerários serão diluídos nos três anos de formação e os estudantes terão cinco opções para escolher, de forma a direcionar os estudos para uma determinada área do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da natureza, Ciências humanas ou formação técnica profissional.  


Com isso, componentes curriculares como geografia, filosofia, sociologia, história, biologia, física e química deixam de ser obrigatórios e passam a ser estudadas no novo Ensino Médio a partir das demandas dos alunos. Somente as disciplinas de matemática, língua portuguesa e inglês deverão ser trabalhadas obrigatoriamente ao longo dos três anos.