expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

APAE se instala em Porto do Mangue com o apoio da gestão do prefeito Faustino

O prefeito interino, Francisco Faustino, acompanhado da esposa, Edinalva Almeida e do seu filho, Dudu, participaram do ato de instalação da APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Porto do Mangue. A solenidade aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de autoridades da Federação das APAES do Rio Grande do Norte, de sua presidenta, Maria Alzira Correia, da secretária Municipal da Assistência Social, Adriana Kellys, da vereadora Alciene Rodrigues, representando o presidente da Câmara, vereador Izidro Júnior. 

O evento contou também com a presença especial dos futuros beneficiários da APAE acompanhados dos seus respectivos pais. 


A iniciativa da instalação de um núcleo da APAE em Porto do Mangue partiu do pastor evangélico da Assembleia de Deus, Magnus Câmara. A ideia foi articulada junto à Secretaria Municipal da Assistência Social do município e recebeu total apoio do prefeito Faustino.  




Com a chegada do movimento apaiano em Porto do Mangue, será promovida a melhoria na qualidade de vida de pessoas portadores de necessidades especiais, visto a instituição lutar pela implantação de políticas voltadas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com assistência em todas as fases de sua vida. Assistência social, educação e saúde serão as áreas enfocadas pela APAE portomanguense. 


Maria Alzira Correia, presidente da Federação das APAES/RN, falou sobre a importância do movimento apaiano no Brasil e da alegria e satisfação de, na semana em que é realizada a campanha nacional da pessoa com deficiência, Porto do Mangue passar a ser a 18ª APAE do Estado: “Essa APAE em Porto do Mangue vai fazer toda a diferença, ela vai procurar atender todas as pessoas com deficiência no município, é louvável e eu tiro o chapéu para o prefeito Faustino por ter um olhar atencioso e sensível às pessoas com necessidades especiais.” 


O novo núcleo da APAE passa a ser presidido pela secretária da Assistência Social, que tem a missão, junto à toda diretoria da instituição, de desenvolver os projetos e atividades voltadas para assistir as pessoas com deficiências no município de Porto do Mangue. 


O prefeito Faustino, que tem um de seus filhos (Dudu) portador de deficiência, emocionou-se em sua fala ao público presente: 


- “Esse momento é histórico no nosso município, todos sabem que eu tenho um filho especial. Dudu tem me ensinado e vocês sabem que eu sou uma pessoa que gosta de superação, tenho grandes sonhos. Eu me emociono com cada ato de superação do meu filho, cada palavra, cada passo, cada gesto. Eu valorizo mais cada momento com ele do que todas as coisas. Não me cansarei de dedicar todos os esforços da nossa gestão a essa instituição, e junto ao Poder Legislativo faremos todos os projetos e leis e adequaremos a nossa legislação no município com o objetivo de ajudar a APAE. Vamos sim, melhorar a qualidade de vida dos nossos excepcionais!”. 


Considerada como referência no Brasil, a instituição tem como objetivo garantir amplo serviço de assistência social, saúde, educação e outros, minimizando as sequelas das deficiências, promovendo a reabilitação e a reintegração social dessas pessoas. (SECOM PMPM)