Com os menores níveis de chuva dos últimos 90 anos, oito principais usinas hidrelétricas do país devem chegar em novembro com os reservatórios praticamente vazios.
A previsão é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que publicou um documento alertando para a possibilidade de falta de energia em três regiões do país - Sudeste, Centro Oeste e Sul - por causa da seca.
Segundo o instituto Acende Brasil, pode-se esperar alguns apagões nos horários de pico em algumas regiões do país, por se tratar da pior crise hídrica dos últimos 8 anos, já que tem chovido abaixo da média histórica nas principais bacias hidrográficas.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nega a chance de racionamento no país, mas prevê uma série de mudanças e medidas para evitar apagões, como o escalonamento do uso de energia por empresas.
Níveis baixíssimos
Na região Centro-Sul, os reservatórios têm operado com 31% da capacidade. Em Minas Gerais, Furnas está com 36% e alguns em situação mais crítica, como a Usina de Água Vermelha, e Iturama, no triângulo mineiro, que opera com apenas 8%, e na usina de Marimbondo, com 7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário