expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 9 de maio de 2021

Mais de 60% dos brasileiros estão sedentários durante a pandemia, diz estudo

Especialistas alertam para os riscos à saúde e indicam maneiras de se movimentar mesmo durante o isolamento e o home office.


A principal 
atividade física praticada pela maior parte dos brasileiros durante a pandemia é o revezamento entre sentar-se em frente à televisão e ao computador.  


O tempo médio que as pessoas passaram vendo TV por dia no ano passado foi de três horas (aumento de uma hora e 20 minutos comparado a antes da pandemia).  

Foram mais de cinco horas diante da tela do computador, em média (uma hora e meia a mais do que antes da pandemia). 


Essas são algumas das constatações divulgadas pelo Projeto Covid – Pesquisa de Comportamento – levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  


De acordo com o estudo feito no ano passado com 44.062 brasileiros, 62% dos entrevistados deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia. A combinação de falta de atividade física + longas horas sentado é perfeita para o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, alertam os especialistas.  


-“Esses são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral”, alerta Cléa Simone Sabino de Souza Colombo, médica especialista em Cardiologia, Ergometria e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).  


Em tempo: Muitos estudos laborais demonstraram também que o risco da diminuição da expectativa de vida é proporcional ao tempo que a pessoa passa sentada.