expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 21 de março de 2021

Na pandemia, Brasil cai doze posições em ranking global de felicidade

Segundo os pesquisadores, a Covid-19 afetou os índices de felicidade do mundo todo, mas os países que menos se abalaram tiveram uma 'liderança eficaz' 




A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez o Brasil cair doze posições no ranking de felicidade global do estudo World Gapines Report (WHR) de 2021. Considerando apenas o ano de 2020, o Brasil ficou em 41º lugar num ranking formado por 95 países.  


No ranking de 2019 do WHR, que usou a média dos três anos anteriores, o país ocupava a 29ª posição. De acordo com essa comparação, o Brasil se tornou relativamente mais infeliz se comparado com os países vizinhos. 


No estudo, o Chile desceu da 34º posição para 38º, a Argentina da 45º para 47º e o Uruguai da de 25º para 30º posição.  Nesta edição, os dados coletados foram especificamente de 2020 para se poder medir o impacto da pandemia na vida das pessoas ao redor do mundo.  


Para isso, os pesquisadores decidiram adotar dois focos: acompanhar o efeito da Covid-19 na qualidade de vida das pessoas e avaliar como governos lidaram com a crise sanitária.  


A infelicidade causada pela pandemia fez o Brasil recuar no índice do WHR quando se considera o resultado médio de 2018 a 2020, conforme a metodologia adotada pelos autores do estudo.