expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 1 de março de 2021

TECNOLOGIA: Distração e “emburrecimento” em níveis alarmantes

A internet é muito mais do que uma ferramenta de comunicação, pois a infinidade de possibilidades que ela proporciona revolucionou o mundo todo de forma que ele jamais será o mesmo. Porém, se por um lado ela tem o poder de remir o tempo, encurtar distâncias e possibilitar mais produtividade, por outro, tem sido utilizada como um fator de distração que tem até mesmo “emburrecido” muita gente. 

Os dispositivos tecnológicos estão afetando negativamente o desenvolvimento de crianças e jovens. Os prejuízos são vários, entre eles, a diminuição da qualidade e quantidade das interações familiares, a má qualidade e interrupção do sono e o sedentarismo. 


Nem é preciso ser neurocientista para perceber que um número crescente de crianças e jovens não sabem manter uma conversa, tanto pela falta de vocabulário. Também é clara a falta de disposição física, pelo pouco sono e sedentarismo, e a incapacidade de resolver questões simples utilizando o próprio conhecimento. 


Como em tudo na vida, o bom e velho equilíbrio é a melhor opção. A tecnologia e a automação são coisas com as quais iremos conviver cada vez mais, porém, é preciso saber que nenhum recurso artificial, por mais sofisticado que seja, irá substituir a máquina mais engenhosa que existe: o cérebro humano. 

Nenhum comentário: