expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Cidadania em tempo de pandemia: Mesmo com medo da Covid-19, idosos vão às urnas

Mesmo com medo do contágio pelo coronavírus, muitos idosos decidiram exercer o poder do voto e têm comparecido às seções eleitorais neste domingo no Rio Grande do Norte.

A preferência da maioria é votar entre 7h e 10h, como foi recomendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esse grupo, que é de risco da Covid-19. Esse horário - com a antecipação de uma hora - é prioritário para os idosos.

A idosa Francisca Batista Dantas, de 65 anos, é um desses exemplos. Ela, que vota no Colégio das Irmãs, em Mossoró, disse que chegou a ter medo, mas garantiu que tudo foi bem organizado.

"Enquanto eu puder
votar, eu venho. Tive medo na hora que cheguei porque a fila estava um pouco grande, mas eu trouxe álcool, estou de máscara e está tudo muito organizado", disse.

A idosa Madalena Saldanha, de 78 anos, que vota em Mossoró, também relatou medo de ir à urna, mas se disse convencida pelo marido. 

- "Eu nem queria vir, mas meu esposo insistiu e eu também acho importante esse processo. É importante escolher os nossos representantes", disse.

Quem também seguiu à risca a recomendação de votar nas primeiras horas da manhã foi o aposentado João da Costa Lima, de 70 anos, que também tem sua seção eleitoral no Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró.

"Acordei às 5h, mas todo ano sou um dos primeiros a votar. Gosto de votar pela manhã porque é frio e como a indicação é até às 10h aproveitei para votar logo", disse.

Em Natal, o casal Manoel Lopes Silva, de 77 anos, Severina Maria Lopes, de 66, também levantou cedo para ir às urnas. - "Desde 3 horas da manhã, nós estamos acordados. Perdi o sono, não dormi mais, aí me levantei logo pra não perder a hora. A gente mora aqui na Avenida Boa Sorte, aí demorou muito a passar ônibus. Mas, graças a Deus, conseguimos chegar aqui. Eu acho muito importante votar", disse Severina, que vota no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital.

G1RN.

Nenhum comentário: