expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Aguardam por uma nova família: RN tem 54 crianças e adolescentes à espera de adoção

 As informações constam do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça e foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Desde 2019, quando o novo sistema foi lançado pelo CNJ, foram registradas 45 adoções no RN, sendo 27 no ano passado e 18 em 2020.

Os números do SNA mostram, ainda, o perfil que as famílias que querem adotar esperam: crianças de até cinco anos de idade.

Após essa idade, a adoção já se torna bastante difícil, aponta o juiz José Dantas de Paiva, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJRN e titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Natal.

Este é o motivo pelo qual a fila da adoção nunca termina, ressalta o juiz, porque as crianças e adolescentes que estão aptas para adoção estão fora do perfil desejado pelos pretendentes cadastrados.

O SNA mostra ainda que da atual fila de crianças e adolescentes aptos para adoção, 37 já estão vinculados a algum pretendente, enquanto 17 permanecem aguardando por uma possibilidade.

O sistema integra os dados de todos os órgãos e tribunais e realiza buscas automáticas de famílias para as crianças e adolescentes em qualquer região do país. Mesmo assim, nem todas conseguem uma vinculação, etapa inicial para a adoção. - G1RN.