expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 25 de julho de 2020

Ocupação reduz a 74% e fila de pacientes à espera de leitos para covid-19 no RN é zerada



A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 chegou ao percentual de 74% no Rio Grande do Norte - um dos índices mais baixos desde o início da pandemia.

Os dados são do Regula RN - o sistema que administra e monitora os leitos públicos para tratamento de coronavírus. Na manhã da última segunda-feira (20), o índice era de 86%.

Outro número relevante apontado pelo sistema era a fila de pacientes à espera de leito, que estava zerada. De todas as regiões de Saúde do estado, a Seridó era a única que se encontrava com taxa de ocupação de leitos superior a 80% - parâmetro utilizado pelo governo para definir sobre a continuidade do processo de reabertura econômica.

Das 16 unidades com leitos para Covid-19 disponibilizados para o Sistema Único de Saúde (SUS), apenas duas estavam com 100% dos seus leitos ocupados.

Ao todo, segundo o Regula RN, o estado tem 299 leitos críticos para Covid-19. Desse total, há 215 ocupados, 75 livres e 9 bloqueados. No caso de leitos clínicos, para pacientes com menos gravidade, há 330 leitos, sendo 183 ocupados, 121 disponíveis e 26 bloqueados.