expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 7 de julho de 2020

Fé, amor e esperança!! Novos hábitos e lições da quarentena para levar para a vida pós-pandemia


A pandemia de Covid-19 é um momento de novos hábitos. Não há fórmula perfeita para lidar com a nova realidade, mas é possível tirar lições, reforçar certas rotinas desse período e levá-las para o dia a dia pós-pandemia, que vão da higienização frequente das mãos aos cuidados com a ansiedade.

— Aprender a se acalmar e a entender que tudo vai passar, desenvolvendo esta paciência, pode ser benéfico para a vida — recomendam os psicólogos.

O fato é que a rotina de muita gente mudou, seja com a jornada em home office forçada, a distância dos amigos, a divisão de tarefas domésticas ou a necessidade de ajudar os filhos a terem aula sem professor.

Este pode ser também um momento de reflexão e de adquirir ou reforçar hábitos fundamentais.  

Tempo e a nova realidade
A mudança mais aguda nestes tempos de quarentena é com relação ao uso do nosso tempo. Não só muitos têm ficado ociosos por falta de oportunidade de trabalho, como muitos que começaram a trabalhar de casa estão descobrindo quanto tempo gastavam em deslocamentos.  

Muitos têm falado que o mundo não voltará a ser como era. Há algumas mudanças que devem se perpetuar mesmo após a pandemia..

Eu sou levado a considerar as palavras do apóstolo Paulo em Efésios 5.15-16:
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

Somos chamados a viver como sábios durante a pandemia e depois desta. Não sabemos ao certo tudo que vai mudar, mas a expressão de Paulo “aproveitando ao máximo cada oportunidade” me inspira e desafia.

“Agora, pois, permanecem a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR, estes três; porém o maior destes é o amor” - (I Coríntios 13.13)