expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 13 de junho de 2020

Aluna e professor da Ufersa emocionam e levam segundo maior prêmio do The Wal no Caldeirão


Direto de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a aluna do curso de Ciência e Tecnologia, Ekarinny, e o professor Felipe participaram do The Wall no Caldeirão deste sábado, 13/6, e levaram o segundo maior prêmio de todas as edições do quadro.

A dupla ganhou R$ 278.677 e promete investir parte da grana no registro e na viabilização de um projeto que cria um cateter, feito a partir do reaproveitamento da castanha-de-caju, e deve ajudar pacientes que fazem hemodiálise.

Eles também desejam investir em um fundo de apoio à novas ideias de outros cientistas.

A história de Ekarinny

Anos atrás, a tia da Ekarinny faleceu por conta de uma infecção na corrente sanguínea causada por um cateter usado na hemodiálise. A partir daí ela resolveu investir na ciência para ajudar pessoas que dependessem do procedimento.

A ideia foi produzir um cateter bioativo para prevenir infecções na corrente sanguínea. O quintal da casa dela foi transformado em um laboratório. Ela também participou de uma das maiores feiras de ciência do mundo e foi premiada com a sua criação.

"A castanha-de-caju tem essa propriedade que pode prevenir a infeção na corrente sanguínea", explicou a estudante que disse que sua inspiração foi o quadro Jovens Inventores do Caldeirão.