expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 27 de maio de 2020

O que fazer quando a máscara provoca a sensação de asfixia e ansiedade



Manter distância social e usar máscara, bem como lavar com frequência as mãos, são as ferramentas mais poderosas que temos agora para conter a disseminação do coronavírus.

Parece simples, mas, na prática, não é. Algumas pessoas relatam que ficam sem fôlego todas as vezes que colocam a máscara.
“É possível ter uma sensação de asfixia, mas isso nunca ocorrerá com uma das máscaras recomendadas para o uso na rua. Na verdade, acho que somos todos bem responsáveis ​​quanto a isso, não somos tão crianças a ponto de nos sentirmos sufocados com algo que sabemos que não pode causar isso. É questão de querer”, diz a médica Raquel Blasco, clínica geral e vice-presidenta da Ordem dos Médicos de Valladolid.

O problema é que essa “sensação” é muito real. Tanto que o instinto de sobrevivência pede aos gritos que ela seja retirada a todo custo. “Depois que a máscara é colocada, não deve ser tocada, para que continue cumprindo sua função. Se, por exemplo, você está no ônibus e se sente sufocado, seja paciente, tente se comportar como uma pessoa responsável e não a tire. Eu insisto: você nunca vai ficar asfixiado por usá-la. E, caso você a retire, faça isso sempre seguindo as medidas de segurança apropriadas e sem apalpá-la. Se for um modelo de múltiplo uso, guarde-a em um recipiente hermético e impermeável. Melhor um saco plástico do que um de papel.”

distanciamento social e o silêncio que essa “nova normalidade” impõem, por exemplo, no transporte público, podem ser intimidatórios. Todos olham uns para os outros, examinando quem poderia estar infectado. Ou que tenha transmitido. A ansiedade ou, simplesmente, os nervos, podem desencadear um ataque nervoso muito inoportuno, e assim a máscara se torna de novo um obstáculo. Então, você é tomado pela dúvida: tem que tossir com a máscara? “Nesse caso, você tampouco deveria retirá-la, pois isso significaria que que espalharia suas gotículas de Flügge, expondo ao contágio as demais pessoas ao seu redor, caso você tenha o vírus. Não seria uma reação muito sensata.”