expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 4 de abril de 2020

Quatro Estados podem entrar em fase de “aceleração descontrolada” da Covid-19


O mais recente desenho da epidemia de coronavírus no Brasil feito pelo Ministério da Saúde indica que o país enfrenta neste momento um risco nacional “muito alto” pelo novo coronavírus.

Se de uma maneira geral o Brasil ainda vive a fase inicial de transmissão da Covid-19, ao menos quatro Estados ―São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas― e o Distrito Federal estão na iminência de entrar na fase mais dura da epidemia: a de aceleração descontrolada da doença, quando há espiral de casos e grande sobrecarga do sistema de saúde.

O alerta feito pelas autoridades do ministério parte do cálculo de uma alta incidência da infecção em relação a população desses locais, um dado que supera a taxa nacional. 

Estrutura hospitalar

A avaliação que consta no boletim divulgado neste sábado foi feita pelas autoridades de saúde 37 dias depois de constatarem o primeiro caso de Covid-19 e começarem a dar respostas mais diretas à epidemia no país. No momento, o Brasil acumula um total de 9.056 casos e 359 óbitos, segundo dados de sexta-feira (03).