expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Muita calma nessa hora! Sobrevivência à ansiedade em tempos de quarentena

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.

Filipenses 4:6.

Na última semana, despertamos para a necessidade de prevenir o avanço do coronavírus na Baixada Santista. Primeiramente, rolou um isolamento voluntário de algumas pessoas. Logo em seguida, o poder público também adotou uma série de medidas restritivas.

Desde que a (Organização Mundial de Saúde) decretou oficialmente uma pandemia, milhões de pessoas ao redor do mundo passaram a ter que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza. 

Junto a isso, o isolamento social agrava os índices de ansiedade durante o momento de crise. Isso afeta o sistema imunológico.

A Covid-19 deve ser levada à sério, porém, precisa que a nossa imunidade esteja boa para suportar o impacto.

O momento exige calma e atenção plena.

Conheça algumas práticas simples, acessíveis e que estimulam o desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes à carreira dos profissionais:

Estabeleça uma rotina diária

Manter a rotina é uma forma simples de proteger a organização mental. Estabeleça horários fixos de trabalho, pausas, refeições e não se esqueça de criar momentos de lazer, novos estudos e de descanso.

Não se isole emocionalmente

O ser humano é uma “criatura” social. Ficar isolado pode ser bastante complicado e agrava a ansiedade e o estresse do momento. Marque encontros online com seus amigos e parentes. Não tenha receios de pedir ajuda também caso você precise de apoio.

Agradeça e faça boas ações

Um dos comportamentos mais nocivos à nossa saúde mental é o ato de reclamar de tudo. Questionar é importante. Mudar de ideia mais ainda, mas ver defeito em tudo é um convite certo à depressão e à ansiedade.

Solidariedade ao próximo

Ajudar é uma das atitudes mais benéficas à nossa mente, e o momento precisa muito de atitudes empáticas. Busque saber se seus amigos, parentes, colegas de trabalho e vizinhos estão bem. Entre em contato, ofereça sua escuta e seu apoio.

Em tempo

O momento é um convite para analisarmos o que realmente tem valor em nossas vidas e o tamanho da importância que são a nossa saúde e as nossas relações.

Cuide bem de si, cuide bem dos outros!

Nenhum comentário: