expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 27 de março de 2020

Desde o contágio até a cura: o que se sabe até agora sobre o ciclo do coronavírus


Em meio à avalanche de informações sobre as formas de contágio do novo coronavírus, organizamos, em ordem, todos os estágios da doença para tirar possíveis dúvidas.

Com mais de 500 mil casos confirmados em todo o mundo, o novo coronavírus, que causa a covid-19, tem alterado a rotina de praticamente todas as pessoas.  

O que é o novo coronavírus (covid-19)?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, tal qual a gripe comum, cujo grupo de agente são os influenzavirus. Ao longo da vida, a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns. O novo agente do coronavírus, responsável pela pandemia atual, foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Ele provoca a doença covid-19. O nome do vírus é Sars-CoV-2.

Como é feito o contágio do coronavírus?

A transmissão da covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra, através de contato direto ou indireto. É possível contrair o vírus por meio de: aperto de mão, considerado pelo Ministério da Saúde como a principal forma de contágio; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; e objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computados etc.

Como evitar infecção do coronavírus

A forma mais fácil de evitar o contágio é manter as mãos limpas, lavando-as com água e sabão ou álcool em gel; evitar levar as mãos aos olhos e boca; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; manter os ambientes bem ventilados; e não compartilhar objetos pessoais.

Incubação do coronavírus

O período de incubação é o tempo que leva desde o contágio até o aparecimento dos primeiros sintomas. No caso do coronavírus, pode ser de 2 a 14 dias. Neste período, a pessoa contaminada pode transmitir o vírus mesmo sem apresentar sintomas da doença.

Sintomas da coronavírus

Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca, dificuldade para respirar e outros sintomas gripais. Além disso, podem haver dor de cabeça, dor de garganta, diarreia, cansaço, dores no corpo e mal-estar. Caso os sintomas se apresentem de forma leve, a indicação é manter-se em isolamento social na própria residência, inclusive mantendo afastamento de outros membros da família.

Tratamento da covid-19

Ainda não existe tratamento específico para o novo coronavírus. O protocolo utilizado neste momento é sintomático, para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto dos pacientes. As pessoas estão se recuperando da infecção da mesma maneira como se recuperam de uma gripe.

Cura do coronavírus

Ainda sem  tratamento específico, a única cura do novo coronavírus é quando o corpo reage à infecção, combatendo espontaneamente a doença. É necessário dar condições para que isto aconteça. Alguns casos, entretanto, acabam se agravando até causar a morte dos pacientes, fato observado em maior escala entre os idosos, portadores de doenças crônicas ou pacientes com comorbidades, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença renal crônica e imunodepressão.

Por que se chama coronavírus?

O nome "corona" se deve à coroa de espinhos que o envolve. Esses espinhos estão envolvidos por uma camada de gordura - retirada das próprias células humanas. Ele entra nessa capa de gordura para invadir outras células. Sem esta fina capa de gordura, o coronavírus morre.