expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Divisor de águas: Urnas poderão decretar o fim de carreira de alguns políticos em Carnaubais


O melancólico fim de caciques políticos pode está próximo. A nível estadual e nacional as urnas em 2018 surpreenderam ao interromper a sequência de mandatos de figuras históricas que mantinha a hegemonia em seus currais. 

Ainda que não tenha havido a renovação necessária, o eleitor deu sinais de que é preciso reoxigenar os atores para, eventualmente, mudar os rumos do RN e do Brasil.

Voltando para Carnaubais, a próxima disputa representa para alguns "tudo ou nada". ´Por exemplo, se a família Cavalcante não conseguir êxito restará pouca força para continuar brigando pelo poder.           

No caso de Dinarte Diniz, as dificuldades de se manter ativo na politica serão enormes. A saída será uma aliança bem sucedida, já que sua base eleitoral foi transferida para o atual gestor em 2016.

Outros atores poderão “pendurar as chuteiras” ou “vestir o pijama”. É provável que alguns busquem uma sobrevida com cargos de confiança em prefeituras, em governos ou até mesmo “hospedados” em gabinetes de deputados. Tudo para não ser enterrado politicamente.

A opinião pública pode não entender de analogia do direito, mas tem noção de justiça. Para quem não tem mais cacife para a corrida majoritária a saída honrosa é lutar por uma vaga na câmara municipal.

Lideranças emergentes

A aprovação dos eleitores é um quesito primordial para que um político obtenha capital suficiente para surfar as ondas. 

A depender das movimentações, será possível alguns nomes se fortalecerem na próxima eleição, ou até conquistar honroso resultado.

Um nome que surge com chance de ganhar musculatura é Junior Liberalino, que busca seguir carreira solo com incentivo da família e amigos.