expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Curiosidades da política: Água Branca é um celeiro de candidatos ao longo da história


Sebastião Alves Martins, com origem em Água Branca, se elegeu prefeito do Assú nas eleições de 1976 pelo PDS. Também foi vereador por várias legislaturas.



A pequena comunidade de Água Branca é pequena geograficamente, mas sua história registra grande número de pessoas com origem nessa lugar que tentaram a carreira política em Carnaubais.  

Começando nos idos anos 50 do século passado, quando os Alves se destacavam na política regional, inclusive a figura mais expoente dessa linhagem, Sebastião Alves Martins (in memória) foi prefeito de Assú, deixando na terra dos poetas seus herdeiros que também ocuparam espaço no legislativo municipal.

Voltando para cá, o finado Chico Alves, como vereador foi autor da lei que criou o cemitério público da cidade, sendo a primeira obra física, isso em 1951, antes mesmo de Carnaubais se desmembrar do Assú.

A informação foi confirmada pelo amigo Laércio Salvino, que já disputou uma cadeira na Câmara Municipal, em 1982, pelo PT. Não conseguiu êxito, mas a comunidade já teve representante no legislativo nessa época, o vereador Chico de Neco fez parte da legislatura.

Ainda no século passado, saíram candidatos a vereador Antonio de Lino e depois sua esposa Lídia, além de Luizinho Teodoro.

Mais recente, buscaram uma vaga no poder legislativo: “Pedrinho” de Chico de Neco, hoje empresário, tentou, mas não conseguiu se eleger. Igualmente a ele, já se candidataram: Omar Alves, Toinha de Dionísio, Levani Avelino (candidato a vice-prefeito em 201¨6), Célia, Elias, João Paulo da Igreja, entre outros que nos falta a memória. 

Outros dados...

Além da política a pacata comunidade se destaca no esporte através da equipe que leva seu nome, sendo conhecida como “papa título”, fama adquirida pela conquista de inúmeros campeonatos do município.  

Com suas terras férteis, experimentou na década de 80 a industrialização da agricultura com a chegada da Frunorte que chegou a empregar milhares de trabalhadores, mudando o modo de vida da comunidade.