expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Após mudança no texto, Flamengo se torna favorável ao projeto de clube-empresa



Ainda em processo de formulação para ir à plenário, o projeto de clube-empresa tem passado por várias mudanças para se adequar ao interesse dos clubes. Na última delas, a substituição do modelo de cobrança obrigatória de impostos a todos para um de "isenção fiscal condicionada". Com isso, o Flamengo, até então o principal opositor ao projeto, se tornou favorável à proposta de clube-empresa.

O modelo de isenção fiscal condicionada prevê que os clubes que demonstrem boas ações de gestão sigam isentos dos impostos que já não pagam atualmente, mesmo que se tornem empresas. A questão era a principal crítica do Flamengo ao projeto, já que o clube vem diminuindo o tamanho de suas dívidas. Na versão anterior do texto, o Rubro-Negro teria de pagar novos impostos mesmo não se tornando empresa.

Segundo Pedro Paulo, a nova proposta foi bastante elogiada pela diretoria do Flamengo em reunião organizada pela CBF na tarde desta terça-feira, em Brasília – além do Fla, estiveram presentes representantes de Palmeiras, Vasco, Fluminense, Botafogo e São Paulo, que também teceram elogios ao novo texto.

Para acelerar o projeto, a CBF criou um grupo de trabalho dedicado exclusivamente a auxiliar o relator na negociação com clubes e federações. A previsão é que a proposta vá à votação no plenário da Câmara até a primeira quinzena de outubro, sem necessidade de passar por comissões.