Agência Brasil
A maior parte dos professores das escolas
do país busca sozinha formação sobre tecnologias. Segundo a pesquisa TIC
Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada ontem
(16), 92% dos professores de escolas públicas e 86% de escolas particulares
buscam, por conta própria, se informar sobre novos recursos que podem usar no
ensino e sobre inovações tecnológicas.
Vídeos e tutoriais online são alguns dos
recursos usados.
O percentual de professores que dizem
aprender por esse meio passou de 59% em 2015 para 75% em 2018, percentuais
semelhantes entre professores que lecionam em escolas públicas e particulares.
Na outra ponta, 26% dos professores de
escolas públicas e 15% das particulares dizem receber formação das secretarias
de ensino e, enquanto 60%, nas particulares recebem apoio para informações
sobre tecnologia dos coordenadores pedagógicos, esse percentual cai para 35%
entre os docentes das escolas públicas.
Formação
na graduação
A pesquisa mostra que a defasagem vem
desde a formação inicial, quando os professores estão na faculdade. Pouco mais
da metade, 54% dos professores de até 30 anos, disse que cursou uma disciplina na
graduação sobre o uso de tecnologias na aprendizagem. A porcentagem cai quando
se tratam de professores mais velhos. Entre os de 31 a 45 anos, 48% tiveram uma
aula específica sobre o assunto e, entre aqueles com 46 anos ou mais, apenas
34%.
Formação
de professores
A formação dos professores está entre os
itens que constam no Compromisso Nacional pela Educação Básica, documento
apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) como um plano de ação na educação
básica, que vai da educação infantil ao ensino médio. O MEC pretende concluir também até
novembro deste ano a revisão do texto da Base Nacional Comum da Formação
de Professores da Educação Básica.
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