expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 13 de junho de 2019

RN tem chuvas 12,5% abaixo da média histórica



A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN divulgou ontem (12) a análise das chuvas ocorridas ao longo do mês de maio. Segundo a Emparn, maio apresentou um melhor comportamento quando comparado com o mesmo mês dos últimos anos.

Porém, mesmo assim, o cenário apresenta um desvio negativo de 12,5% abaixo da média histórica. No mês de junho, a previsão é de estiagem no interior do estado.

No estado como um todo, eram esperados valores acumulados próximos de 108,7 milímetros, e a chuva observada ficou em 95,2 mm, resultando no desvio percentual negativo de 12,5%.

“A intensificação do fenômeno El Niño (Oceano Pacífico), ocorrida durante o final de março e início de abril, causou bloqueios atmosféricos parciais sobre a região Nordeste e que prejudicaram a ocorrência de chuvas de maneira normal”, destacou o meteorologista Gilmar Bristot.

Ainda segundo Bristot, os maiores índices acumulados em maio ocorreram no litoral Leste, enquanto que a região Oeste apresentou os maiores desvios negativos (-24,8%).

A média climatológica utilizada no levantamento refere-se aos Postos Pluviométricos com mais de 30 anos de dados no período de 1963 a 2007.

Seca histórica

Em março deste ano, o governo do estado decretou situação de emergência de 180 dias por causa dos efeitos da seca em 148 dos 167 municípios do estado. O total representa 88% dos municípios potiguares. 

O decreto foi o 13º desde março de 2013, quando a estiagem começou a prejudicar mais intensamente a vida do sertanejo potiguar.

Somente no ano passado, segundo o governo, a lavoura e a pecuária potiguar somaram R$ 2,5 bilhões de prejuízo por causa da falta de chuvas.