expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 2 de junho de 2019

Agricultura:: Produção de alimentos orgânicos cresce 15% ao ano no Brasil


Ministério da Agricultura lançará programa para incentivar produção agrícola sem defensivos químicos.

  
No momento em que o Brasil comemora a Produção Orgânica de Alimentos, o Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou que quer estimular a produção de adubos orgânicos, e afirmou que está desenvolvendo um programa nacional de bioinsumos.

O anuncio foi feito durante a abertura da 15ª edição da Semana dos Orgânicos. 
O programa pretende incentivar a produção de fertilizantes biológicos e produtos para nutrição vegetal e animal a partir de microorganismos.

Eles seriam capazes de controlar pragas diminuindo a necessidade de uso de produtos químicos.

“A cada ano cresce, na faixa de 10 a 15 por cento, o número de produtores rurais registrados no Mapa que trabalham com alimentos orgânicos, provando que há espaço para todos no mercado. O setor já alcança faturamento anual bilionário, na casa dos R$ 4 bilhões”, afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O Mapa não divulgou qual o prazo para o lançamento do programa, mas adiantou que o projeto está sendo montado por várias secretarias vinculadas à pasta.

De acordo com o IBGE, 58% dos produtores brasileiros não utilizam nenhum tipo de adubação, 20% usam adubação química, 12% preferem adubação orgânica e 11% usam adubos químicos e orgânicos. Os dados coletados durante o último censo agrícola mostram ainda que 33% dos produtores afirmam usar agrotóxicos.