expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Nacional: ‘Excesso de feriados’ prejudica economia do país, diz autor de projeto



Autor do projeto no Senado que antecipa feriados nacionais que caírem durante a semana (terças às sextas-feiras) para as segundas-feiras, Dário Berger (MDB-SC) afirma a VEJA que a medida busca reduzir o impacto causado na economia do país pelo “excesso” dessas datas no calendário. A proposta foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa na terça-feira 4 e vai agora para a Câmara dos Deputados. Caso vire lei, a medida entrará em vigor noventa dias após ser sancionada.

-- “O excesso de feriados tem dificultado a atividade econômica, envolvendo indústria, comércio, poder público, e o turismo de uma certa forma”, afirma Berger. “A escolha da segunda-feira (para a antecipação), por exemplo, é porque esse é comprovadamente o pior dia para o comércio de maneira geral. Sexta-feira e sábado são os melhores.”

Berger diz ainda que a medida também tornaria o calendário mais simplificado, já que muitas das emendas de feriados não são institucionalizadas e, portanto, dependem de cada empregador. “Ganha o setor público, que pode planejar melhor os dias nas escolas, por exemplo”, disse ele, para quem até o setor turístico seria beneficiado por uma mudança nesse sentido. “As famílias podem se programar melhor para fazer as viagens.”