expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Primeira grande manifestação contra Bolsonaro balança estabilidade do Planalto


Milhões de estudantes, professores e pais lotam as ruas em todo o País, protestam contra o corte nas verbas na área da Educação e fazem balançar as bases do governo.


   
O governo teve na semana passada a dimensão da força social, política e numérica da moçada que o seu ministro da Educação, Abraham Weintraub, chamou de turma da “balbúrdia” – estudantes e professores universitários.

Quem arrisca pagar para ver acaba vendo, e os senhores viram que os adeptos da “balbúrdia” lotaram ruas e avenidas de mais de duzentas e cinquenta cidades brasileiras.

As manifestações lembraram os caras pintadas, que ajudaram a apear do poder o então presidente e hoje senador Fernando Collor, acusado à época de corrupção.

Reação

“É natural, é natural (que haja protesto), mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil.”

Essa foi a declaração do Bolsonaro na porta do hotel em que estava hospedado em Dallas, nos Estados Unidos, quando foi questionado sobre as manifestações contra os cortes do Orçamento que atingiram a educação.

A resposta nas ruas veio em cartaz que virou meme nas redes sociais: “Fórmula da água: H2O; fórmula da ignorância: B17”.

Em tempo I

Aladas de Bolsonaro convocam os brasileiros a comparecer à manifestação de apoio ao presidente no dia 26. Ele próprio endossou o ato.

Em tempo II

Para o dia 30 está prevista uma nova manifestação contra os cortes na Educação. Essa promete levar mais gente as ruas nos quatro cantos do Brasil.