expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Com apoio do MPRN, campanha de arrecadação de Lixo Eletrônico é expandida



A 8ª campanha de Arrecadação de Lixo Eletrônico será expandida para 13 cidades potiguares. Além de Natal, a população de Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Apodi, Nova Cruz, Acari e Santa Cruz poderá descartar equipamentos eletrônicos nas sedes das Promotorias de Justiça.

Com o apoio do Ministério Público (MPRN), a arrecadação será feita de 3 a 13 de junho no interior. Em Natal, a ação será articulada de 3 a 7 de junho. A campanha é uma iniciativa da empresa Natal Reciclagem.

A expansão da ação educativa para os Municípios, que antes ocorria apenas em Natal, foi um pedido do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop-MA), que desenvolve o Lixo Negociado.

A iniciativa acontece em alusão à Semana do Meio Ambiente. O objetivo é conscientizar a população sobre o problema do lixo eletrônico, oferecendo uma oportunidade acessível e prática para o descarte de diversos equipamentos eletrônicos em desuso, destinando-os de forma ambientalmente adequada.

Serão recebidos celulares, carregadores, notebooks, nobreaks, estabilizadores, tablets, CPUs, monitores, TVs, impressoras, modens, CD-ROMs, telefones, DVDs, videocassetes, rádios, caixas de som, relógios, microondas, liquidificadores, secadores, exaustores, ventiladores, pendrives, centrais telefônicas, fios, cabos elétricos, fones de ouvido, teclados, mouses, controles remotos, câmeras fotográficas, decodificadores, geradores, placas de circuitos, dentre outros.

Após o término da campanha, os resíduos serão transportados para a sede da Natal Reciclagem, onde serão pesados, quantificados, descaracterizados e desmontados, a fim de que sejam enviados para as devidas indústrias de reciclagem e processamento final de cada item. Ao final do processo, o que antes era lixo será transformado em matéria-prima para a fabricação de um novo produto.