expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Mudanças climáticas é tema de fórum de debates



Guamaré - Como marco inicial de um espaço de construção de cidadania em seus aspectos socioambientais, a Prefeitura de Guamaré através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou o I Fórum sobre mudanças climáticas e os reflexos ambientais, na última sexta-feira, 29, na Câmara Municipal. 

O objetivo do evento foi provocar discussões com a sociedade,  despertando um olhar crítico e reflexivo voltado à realidade local como resultado de ações globais. Estiveram presentes representantes do poder público municipal, turmas do Ensino Médio e EJA do município e graduandos de Ciências Biológicas do Polo UAB/Guamaré.

A Secretária de Meio Ambiente, Andrea Advíncula reforçou que a gestão municipal sozinha não resolve os problemas, sob a ótica da responsabilidade ambiental. “A população e o poder público precisam caminhar juntos e com um único objetivo: a melhoria da qualidade ambiental de nosso município”, disse.

Professora da UFRN, Iracema Miranda, que é natural de Guamaré proferiu uma palestra com foco no significado das mudanças climáticas e os reflexos das atitudes humanas como contribuição para os efeitos negativos com a população e o planeta.

Através da interação com o público com perguntas dirigidas a mesa, se constatou que as diretrizes adotadas pelo município caminham para a melhoria da qualidade ambiental. Os questionamentos envolveram desde a arborização urbana, a coleta seletiva, a recuperação dos manguezais e a poluição de espaços públicos, praias e rios.

Projetos

O município de Guamaré atualmente está produzindo mudas de espécies nativas e frutíferas e incentivando a formação da cooperativa de catadores. A Secretaria de Meio Ambiente garante que ainda este ano será implantada a coleta seletiva no município.