expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de março de 2019

IBGE realiza testes piloto do Censo 2020 no RN



Desde o dia 20/02, o IBGE iniciou os testes piloto do Censo 2020 em todo o país. A rotina das visitas domiciliares e da coleta de informações está sendo replicada, passo a passo, para verificar o funcionamento dos dispositivos móveis de coleta (os smartphones com os questionários digitais) e testar diversos processos de trabalho.

No RN, os testes para a coleta domiciliar começaram no dia 11 de março e são realizados em Tibau do Sul, João Câmara e Lagoa Nova. O Censo 2020 contará com questionários especiais para as pessoas residentes em áreas de Povos e Comunidades Tradicionais. Nesse sentido, no RN, haverá os testes piloto em comunidade indígena, localizada em João Câmara, e quilombola, em Lagoa Nova.

Na primeira etapa dos testes, foi realizada a Pesquisa Territorial do Entorno Urbanístico dos Domicílios, que define as principais características das áreas urbanas, bem antes de os recenseadores começarem as visitas domiciliares. Nos testes, são verificados os parâmetros e as rotinas deste levantamento de campo, que é feito pelos especialistas em geociências do IBGE.