expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Desenvolvimento sustentável: Carnaubais fará parte de projeto que envolve ONU e Petrobras

Municípios do Vale do Açu e região salineira, bem como todos onde a companhia está presente serão contemplados.
 
A reunião aconteceu nesta tarde de quarta-feira (06) em Guamaré, e contou com a participação do prefeito Adriano Diógenes.  
   
A Petrobras assinou um acordo para execução de um projeto social para desenvolvimento sustentável em 110 municípios brasileiros durante os próximos dois anos. 
  
Para explicar como funciona o projeto e as principais metas a representante Geane (foto) reuniu representantes de Guamaré, Macau e Carnaubais.

A iniciativa é formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram aprovados em 2015 e se tornaram as prioridades da agenda da ONU até 2030.

Algumas metas são: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; e tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

A implementação do programa irá incluir a realização de diagnósticos socioeconômicos e ambientais e a busca pelo fortalecimento de gestores públicos e de instituições locais através de cursos de capacitação.

A parceria, que será realizada pela estatal junto ao PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, deve alcançar cerca de 2.200 participantes, incluindo gestores municipais, instituições que atuam na área, entre outros.

Carnaubais

Uma comitiva formada por secretários do município e coordenadores esteve presente e ficou bastante otimista com o conteúdo apresentado.

O município apresenta números desfavoráveis quanto à posição no ranking do IDH, índice de Desenvolvimento Humano. 

Os dados de 2010 chamam atenção para a realidade das áreas de saúde, renda e educação.

Outras imagens - crédito: