26 de ago. de 2018

Realidade... Ruim com o SUS, pior sem ele


Sendo otimistas, podemos dizer que o Sistema Único de Saúde é um pequeno milagre. O Brasil, afinal, é um dos poucos países de renda média que oferecem um serviço gratuito para todos.

O SUS inclui ainda um bom programa de imunização, fornecendo todas as vacinas recomendadas, e o maior modelo público de transplantes de órgãos do mundo. 

Teve também papel de destaque no combate à epidemia de Aids.

Mas não faltam, também, razões para pessimismo. A saúde costuma aparecer como principal queixa do eleitorado. Há escassez de médicos e remédios; pacientes morrem à espera de tratamento. Muitas vezes, a primeira providência de uma família que consegue melhorar seu padrão de vida é contratar um plano privado.

Otimista ou pessimista, ninguém pode negar que o sistema enfrenta problemas que tendem a se agravar nos próximos anos, com a dupla pressão da falta de grana e do envelhecimento da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é importante!

Tabela de classificação para o mata-mata da Copa do Mundo: jogos, datas e horários

A fase de grupos chegou ao fim e a Copa do Mundo de 2026 entra agora em um território jamais visto. Pela primeira vez disputado com 48 sel...