expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Alarmante: RN registra 14 assassinatos no fim de semana e se aproxima dos 1.800 crimes no ano


Fábio Vale/Da Redação De Fato

O Rio Grande do Norte registrou 14 assassinatos neste final de semana. Com isso, o estado se aproxima dos 1.800 crimes neste ano. O cenário é apontado pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO).

Segundo balanço repassado pelo OBVIO/RN nesta segunda-feira (28), os 14 casos notificados neste fim de semana aconteceram em 11 municípios potiguares. Foram dois em Natal; dois em Ceará-Mirim; dois em Macaíba; e um em Brejinho, Currais Novos, Governador Dix-Sept Rosado, Jundia, Macau, Nísia Floresta, Rodolfo Fernandes, e São José do Mipibú.

Desse total, cinco foram registrados na última sexta-feira (25), seis no sábado (26), e três no domingo (27). O levantamento do Observatório dá conta também que entre 01 de janeiro e 27 de novembro, foram 1.790 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs); o que equivale à 297 mortes à mais do que o ano passado, que contabilizou 1.493 ocorrências.

Quanto à morte de mulheres, os números do OBVIO mostram que 2016 soma 96 casos de femicídios (assassinatos de mulheres em geral), sendo 33 feminicídios (assassinatos de mulheres com características de violência doméstica e/ou de gênero.