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terça-feira, 28 de outubro de 2014

A influencia das pesquisas é grande; o povo gosta de votar em que está em vantagem

É aquela velha história: ninguém quer votar em candidato que vai perder. E nesse caso, as pesquisas de opinião pública provoca uma metamorfose na cabeça do eleitorado.

Só um exemplo para justificar esse raciocínio...

Na secção 071, onde voto, no primeiro turno Henrique teve 103 votos contra 99 de Robinson.

No segundo turno, com abstenção maior, Henrique caiu para  94 votos e Robinson disparou para 136 sufrágios.

Ou seja, além de virar o placar, teve 42 de maioria de uma votação para a outra.

Essa foi uma tendência em todas as secções em Carnaubais, algumas com margens maiores e noutras menores.

O que explica isso?

A rejeição somente não é, pois Henrique chegou a ter mais votos no primeiro turno, mostrando que eleitores que votaram nele não o rejeitam [pois, quem rejeita não vota de jeito algum].

Para mim, o efeito das pesquisas influenciou em cheio o resultado!