expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

BR 304, violência homicida e um velho quadro

Eis o raciocínio do Sociólogo Thadeu de Souza Brandão...

Há quase um ano atrás, em 02/12/2012, escrevi o seguinte artigo sobre a BR 304, a necessidade de sua duplicação e a quantidade de mortes alarmantes que ocorriam nela:

-- Se o desenvolvimento econômico do RN não é preocupação imediata, façamos o apelo pelos nossos conterrâneos e por todos aqueles que arriscam suas vidas na BR 304. 

A duplicação não educará nossos motoristas incivilizados. Infelizmente, ela não lhes dará uma aula soberba de cidadania.

Mas, como obra estruturante, ela reduzirá drasticamente as centenas de acidentes e mortes anuais que são registradas pela Polícia Rodoviária Federal. 

Que nossos parlamentares se unam conjuntamente aos governos estadual e federal para agilizarem o processo de dotação orçamentária, licitação, planejamento e execução da obra. Não é um pedido de Mossoró. Este é um pedido do Rio Grande do Norte e de cada vida que pode ser salva a partir de agora.

Escrevo em memória de amigos que já perdi nesta BR, em especial ao humorista Espanta, David Cunha e ao motorista Deivison Soares da Silva Nobre que representam, nesta reflexão, todas as demais vítimas.

Hoje, quase um ano depois, o quadro permanece o mesmo. Promessas políticas de que a duplicação sairia chegaram a ser anunciadas na mídia. Até agora NADA.

Para nós, comunidade da UFERSA, um dado ainda pior: a morte de 4 estudantes do Curso de C&T do Campus de Angicos tocam fundo, mais uma vez.

Até quando? 

Thadeu de Sousa Brandão, Sociólogo, Doutor em Ciências Sociais, Professor de Sociologia da UFERSA e Consultor de Segurança Pública da OAB/RN.

Nenhum comentário: