expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Armando Ribeiro: maior reservatório de água doce do Estado está abaixo de 40 por cento

Barragem está com mais de 10 metros abaixo do nível total de armazenamento
   
Os reservatórios chegam ao nível crítico e muito crítico respectivamente nas regiões Seridó, Vale do Açu e Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Os dados são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Podem ser consultados AQUI.

Nesta sexta-feira, 18, o Instituto Trata Brasil divulgou o balanço nacional, em relação a 2010, de desperdício de água distribuída nas cidades potiguares.

O Rio Grande do Norte aparece 49,25% da água desperdiçada, acima da média nacional que é de 37,57%.

No que diz respeito ao nível da água, na bacia Piranhas/Açu, o quadro não chega a ser tão crítico quanto na região de Pau dos Ferros, que a água já não presta mais par ao consumo humano.

A barragem Armando Ribeiro é responsável, através da perenização do rio Piranhas/Açu, pela irrigação de pelo menos 30 mil hectares no Vale do Açu, sendo fundamental no setor produtivo nos setores de frutigrangeiros.

A Semarh fez medições neste reservatório no dia 17 passado, constatando que o nível de armazenamento chegou a 39,48% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água,

O Comitê Gestor do Piranhas/Açu, composto por autoridades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, já está orientando os usuários de água ao longo da Bacia Hidrográfica Piranhas/Açu.

Na medida que a água reduz, o comitê vai direcionando o abastecimento apenas para as cidades através da CAERN e carros pipas. - Cezar Alves/De Fato, com grifo nosso.