expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Porque a ZPE do Sertão parece ser tão complicada?

Prazo para início da ZPE do Sertão, de acordo 
com a legislação, esgotou-se no ano passado. 
O governo federal autorizou as duas ZPEs do Rio Grande do Norte – Macaíba e Assú e deu prazo para início das obras de implantação.

A de Macaíba ainda engatou uma macha lenta.

Já a ZPE do Sertão, em Assú, não saiu do canto.

A explicação, no grosso modo, é simples: mesmo a região possuindo enorme potencial é precária em infraestrutura econômica.

Como viabilizar o empreendimento desse tamanho nessas condições?

A área designada para a ZPE (e autorizada em Brasília) foi invadida há cerca de dois anos e, não obstante a solicitação formal de providências à prefeitura, nenhuma medida foi tomada até hoje.

Qual o capitalista que manteria a decisão de colocar vultosos recursos num projeto instalado em uma área invadida?

Atualmente, a administração da ZPE está nas mãos de um investidor inglês, no caso Brian Tliper, mas há rumores que querem puxar-lhe o tapete.

Nesse caso, seria necessário recomeçar tudo do zero. Ou seja, o poder público municipal teria de encontrar investidores alternativos com cacife para bancar milhões (quiçá, bilhões) de dólares.

A ZPE do Sertão é um projeto caro, competitivo, altamente profissional, voltado para o mundo. Nesse negócio, não há espaço para amadorismo.

Diante de uma oportunidade de ouro com prazo de validade vencido, é triste ver que o esforço de uma parte de gente é descartar o investidor.

Em meio a essa fratricida visão, podemos prevê que o Vale do Açu não vai estar muito diferente de agora, daqui a mais meio século.

Deputado lamenta descaso

Diante do risco de Assú ficar sem a ZPE do sertão, o deputado George Soares (PR) lamentou a pouca atenção por parte do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal do Assú, dada ao projeto.

Segundo o parlamentar, a região pode perder a chance de criar de 50 mil empregos diretos, bem como o fortalecimento econômico e social do estado.

George Soares já levou o debate para a Assembléia Legislativa, onde cobrou mais celeridade na condução do projeto e pediu empenho de todos para viabilizar sua execução.

"Cabe o governo do estado e a prefeitura do Assú se empenharem para implantar nossa ZPE", disse o deputado.

Nova audiência sobre a ZPE

O presidente do legislativo assuense, vereador Eliomar Alves (PMDB) já sinalizou que poderá convocar em breve uma audiência pública para colocar em discussão o projeto de implantação da ZPE do Assú.

Heliomar integrou a delegação que esteve segunda-feira (28) participando de um encontro formal com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em Natal. 

Será então a oportunidade para os responsáveis pela empresa administradora prestar uma série de explicações sobre o projeto em seus mínimos detalhes.

Tal audiência poderá acontecer no mês de março no início dos trabalhos da Câmara Municipal de Assú.