expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Gestores se preparam para encarar desafios em 2013

Os municípios de Macau, Guamaré e Porto do Mangue, na região salineira, poderão viver uma nova fase a partir da posse dos gestores eleitos e reeleito. Faltando poucos dias, o otimismo é grande e nosso blog faz um resumo das prioridades com base nos planos de governo para cada cidade. Confira...

"Vamos valorizar o servidor e alavancar o turismo em Porto do Mangue"  

Titico afirma que o turismo será uma
das prioridade nessa segunda gestão
Titico Gomes (PMDB) reeleito para o segundo mandato entende que seu desafio é dar seqüência ao trabalho sem deixar que o mero continuísmo se sobressaia e atrapalhe a administração.

Trabalhar na elaboração do orçamento participativo, implantar o Portal da Transparência, criar fórum de debate das políticas públicas são idéias que norteiam o plano de governo para o município.

Visando a valorização dos servidores, Titico afirmou que vai reestruturar o plano de Cargos, Carreira e Salários, bem como promover a capacitação profissional dos servidores.

Com um plano diretor já elaborado, a gestor disse que vai trabalhar firme buscando parcerias para concretizar o Saneamento Básico com tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário.

Na área de saúde, uma das propostas é o consórcio com municípios vizinhos para internações de alta complexidade. Na assistência social as ações continuadas serão fortalecidas. 


"Preparamos um modelo de gestão para colocar Guamaré nos trilhos"

Hélio assume prefeitura com a expectativa
de escrever uma nova história em Guamaré
A troca de comando se dará entre aliados e o prefeito eleito Hélio  de Mundinho (PMDB) tomará posse sabendo o que encontrará pela frente. Com determinação, demonstra que implantará uma gestão moderna e ousada.

O esforço será no sentido de promover o desenvolvimento sustentável com foco na educação, saúde, habitação, emprego e infraestrutura, buscando alcançar o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) .

A curto e médio prazo, Hélio pretende construir obras estruturantes, dotando Guamaré das condições necessárias ao seu crescimento. Há muito o que fazer.

Sem dúvida, um desafio urgente é a conclusão da nova adutora que abastece a cidade. A falta de água causa maior transtorno a população. 

Criar a Companhia Municipal de Água é prioridade para a nova gestão, segundo consta no programa de governo, bem como a Previdência Própria do Município. 


"Pretendemos deixar nossa marca própria nos próximos quatro anos"
  
Kerginaldo quer manter Macau nos
eixos e acelerar seu crescimento.
Para Kerginaldo Pinto (PMDB) futuro gestor de Macau, o desafio é erguer, se não impor, um ritmo de trabalho e mostrar a que veio. Eleito com apoio do antecessor, a transição é tranqüila, podendo lançar mão de peças chaves da atual equipe na nova gestão.

Basicamente, sua a proposta é garantir a assiduidade dos programas já existentes, ampliando as ações continuadas.

Kerginaldo vem afirmando que saúde e educação são prioridades. (ver matéria abaixo AQUI)    

Na elaboração do programa de governo, dois fatores foram importantes: a participação dos partidos e a contribuição popular na formação do plano a ser implantado a partir de 2013. 

Sheiks do petróleo - Macau, Porto do Mangue e Guamaré principalmente tem os royalties da Petrobras como pilar de suas economias. Este último, por exemplo, tem o maior PIB do RN [e do Brasil] e dispõe de receita robusta que revertida em benefícios para a população pode fazer uma enorme diferença!