expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 28 de outubro de 2012

Maus costumes na política esvaziam papel do vereador

Para se candidatar o cidadão só precisa ter mais de 18 anos, ser filiado a um partido político e saber escrever o nome. No Brasil este mês 68.544 vereadores foram eleitos, segundo a Constituição, para fiscalizar o poder executivos das 5,568 cidades no país. 

No básico do básico, terão a nobre tarefa de ficar de olho na aplicação do dinheiro público. Se fizer isso já é de grande valia. Mas, cá pra nós, a realidade que estamos acostumados a ver  por aí é bem diferente. Na prática, a função do vereador está desvirtuada.

Dois motivos
O primeiro está no fato de muitas prefeituras cooptarem os vereadores por meio da distribuição de cargos na administração local. O segundo fator é a falta de cultura política do eleitorado, que não acompanha o trabalho dos vereadores depois de empossados.

Demagogia 
Por sua vez a Justiça Eleitoral engana o povo dizendo que o voto é tudo sem mostrar que o processo democrático é também cobrar dos eleitos. E o eleitor acomodado e desiludido  não acredita mais em nada. Vota, por que ainda é obrigação, e pronto!

Em tempo: A despolitização é geral, tanto menor a cidade maior o esvaziamento do papel do vereador. Em muitos casos, o parlamentar parece uma miss... Sem missão alguma, a não ser pousar para fotos e pensar no próprio bolso!