expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 11 de março de 2012

O que diz a velha filosofia sobre a tirania política

Os que desejam ter uma compreensão mínima das entranhas eleitoreiras devem ficar atentos. Na luta de interesses, tiranos sempre usam indivíduos como bucha de canhão.

Étienne de La Boétie, o famoso filósofo autor do curto, porém brilhante, profundo e radical Discurso da Servidão Voluntária” tem a seguinte teoria:

- ‘Do alto de sua soberba, o que sustenta o poder do tirano não é a sua própria autoridade, mas é a cumplicidade direta dos dominados’.

La Boétie, no século 16, já esboça a ideia de que o papel dos intelectuais é o de esclarecer o povo, repelindo todas as formas de demagogia.

Quem disso usa...

Só lembrando! Os adjetivos usados pelo prefeito de Carnaubais. – prepotente – autoritário e desequilibrado -, contra o pré-candidato democrata foram nele impregnados por seus adversários em campanhas recentes.

Órfão do governo

Até pouco tempo, Luizinho era amigo da governadora Wilma e tudo em Carnaubais vindo do estado passava por suas mãos; de contrato de transporte escolar a distribuição do leite, fora empregos e outras concordatas.